Andreia Ribeiro
Teacher Plus

Andreia Ribeiro

Creative Director

Lisbon, Portugal

Andreia Ribeiro

Quando eu era pequena escrevia um diário. Um dia, o meu irmão encontrou-o e leu-o de fio a pavio. E descobriu, entre outras coisas, que eu gostava de um amigo dele. Eu devia ter ficado furiosa quando dei com o cadeado arrombado. E até fingi estar. Mas a verdade é que não fiquei. A sensação que tive foi de libertação. Tudo o que andei a escrever durante anos em segredo, estava agora solto no mundo.

Até hoje guardo essa sensação. Quando escrevo, sinto que estou a libertar verdades no mundo, através das palavras. As minhas verdades, pelo menos. Só que a experiência diz-me que se são as minhas, muito provavelmente são as de outras pessoas também.

Graças a esta história, soube desde de cedo que a minha profissão teria obrigatoriamente de passar pela escrita. Quando descobri que existia uma coisa chamada copywriting, uma profissão que junta duas das coisas que mais gosto - ideias e escrita - soube que era isso que queria fazer.

Comecei a trabalhar como copywriter em 2005. Trabalhei em algumas das maiores agências de Portugal e atualmente estou na BBDO. Para além de encontrar verdades sobre produtos e marcas, e soltá-las no mundo, gosto também de escrever comédia e histórias infantis. Já ganhei vários prémios de Publicidade, em Portugal e no estrangeiro, mas nunca, repito, nunca, consegui ganhar um daqueles concursos em que se tem de escrever uma frase criativa para ter bilhetes de cinema de graça.
Sou vice-presidente do Clube de Criativos de Portugal e já fui jurada em vários festivais de criatividade pelo mundo.

Há uma coisa que não contei ainda. O meu irmão não teve pachorra de ler o meu diário todo. E não leu a parte sobre o tal amigo dele de quem eu gostava. Descobriu esta verdade porque eu gritei, de diário em punho, "agora já sabes que eu gosto do André!". Ele arregalou os olhos e disse, chocado: tu gostas do André?
E esta foi a parte da história que me ensinou que as pessoas têm mais o que fazer do que ler o que escreves, mesmo que aches que é super interessante. Se não conseguires arranjar uma forma de as agarrar desde o início, elas vão às suas vidas. E é aqui que o copywriting entra.

Teaching

  • Copywriting to Convey Your Personal Brand

    Develop your own slogan and elevator pitch using creative advertising techniques

    A course by Andreia Ribeiro, Copywriter and Creative Director

    85% Disc. Original price $39.99USD

Projects

Schools


Joined May 2020