Pati Rigon
Teacher Plus

Pati Rigon

sou uma multi-artista, trabalho com pinturas à óleo hiperrealistas, ilustrações, graffitis e murais, performances artísticas e tatuagens

Porto Alegre, Brazil

Pati Rigon

Me chamo Pati Rigon, sou uma multiartista brasileira, trabalho com pinturas à óleo hiperrealistas, ilustrações, graffitis e tatuagens… praticamente tudo que envolve desenhos e pinturas em criações multimídia. Nas horas vagas também trabalho como modelo e sou uma militante intersexo. Minha formação acadêmica foi em Design pela UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil) e pela POLITO - Politécnica de Torino (Itália).

Desde muito cedo, ainda na infância, sempre gostei muito de arte e tinha muita energia criativa sendo explorada constantemente. Contemplar o mundo ao meu redor e traduzi-lo em desenhos era meu passatempo preferido. Com a prática, de forma divertida, leve, autodidata e intuitiva, meus traços foram se aprimorando.

Me mudei para a Itália em 2009, para estudar Design. Porém, como sempre tive muito apreço pela arte e curiosidade sobre sua história, fiz questão de me aprofundar nos estudos de história da arte e visitar o berço do Renascimento italiano, conhecer todos os grandes museus da Itália e também alguns dos maiores da Europa ocidental, mergulhando em todas as belezas desse caminho.

Fiquei muito admirada ao pensar nos séculos que atravessaram todas aquelas obras icônicas e nos grandes mestres que as produziram, suas histórias, o aprimoramento de suas técnicas, as circunstâncias em que cada obra foi criada; ao mesmo tempo, estando ali, tão próxima, cara a cara com as obras, pude ver cada detalhe, cada sutil pincelada do seu mestre, como se pudesse reviver um momento do passado e acompanhar pessoalmente o artista em sua criação, lado a lado. Aquilo me inspirou e, mesmo sem nunca ter experimentado pintar, senti desejo de tentar explorar a pintura à óleo. Voltando para o Brasil, já com meus estudos de Design concluídos, de forma despretensiosa e autodidata iniciei em casa a estudar por livros e pela internet a técnica da pintura a óleo e a produzir minhas primeiras pinturas, desde o início realistas/hiper-realistas… fui aprendendo com a prática, entre acertos e erros, sempre estudando em busca de soluções.

Pouco tempo depois, em 2015, já com um certo número de obras criadas, fiz minha primeira exposição junto a Galeria Península (em Porto Alegre - Brasil), chamada “Pele Agridoce”, desde então realizei diversas outras ações e exposições individuais e coletivas em outros estados do país e em outros países: como a exposição “Caro, Cara” no MARGS - Museu de Arte do Rio Grande do Sul ainda em 2015, o XIII Salão Latino Americano de Artes Plásticas, no MASM, Museu de Artes de Santa Maria, também em 2015, onde recebi o prêmio de artista destaque do Salão, também pintei um grande mural de 14 andares no centro de São Paulo em homenagem a luta LGBTQI+ em 2017, e participei da SAT - Semana de Arte Trans de Montevideo - Uruguay - onde realizei uma exposição em 2019 junto ao Centro Cultural de España.

Teaching

  • Realistic Oil Painting: Explore Your Artistic Spirit

    Explore the materials and techniques to paint a realistic oil painting from scratch that conveys your personality

    A course by Pati Rigon, Multidisciplinary Artist

    85% Disc. Original price $39.99USD

Projects

Professional listing

Schools


Joined December 2019